10 Dicas Imperdíveis Para Professores Estagiários

Você está prestes a embarcar em sua jornada de Formação de Professor?
Então, procure seguir estas dez principais dicas. Elas serão de extrema importância para sua carreira profissional.


O treinamento inicial de professor, não importa o caminho que você tome, é difícil. Você achará difícil e, às vezes, sentirá que é quase incontrolável.

Porém, também é incrivelmente recompensador e será a melhor decisão a ser tomada.


Vamos lá:

1 – GRANDES EXPECTATIVAS


Primeiramente, você precisa ter certeza de que tem expectativas firmes ao começar a dar uma aula.

Desde o inicio, estabelecer diretrizes e limites claros com os alunos,
você verá que tudo se tornará muito mais fácil à longo prazo.

Troque ideias com seu(sua) Coordenador(a), ele(a) geralmente tem ótimos conselhos sobre o que funciona e o que não funciona, então, o melhor a fazer é seguir suas instruções.


Com certeza irá deparar com aluno que não vai atender às suas expectativas.

Nesta hora, terá que saber lidar com isto. Seja firme, mas justo. Com todo jeito, toda calma, precisa mostrar que regras são regras e para todos, sem exceções.

Desta forma ele entenderá e tudo se torna mais fácil.

2 – NÃO ESPERE QUE TODOS GOSTEM DE VOCÊ Não caia nesta armadilha que geralmente é o que costuma acontecer.

Não tente ser o ‘Professor Legal’ ou ainda, o ‘Professor Divertido’ – isso costuma não funcionar, apenas torna o resto do ano tudo muito mais difícil.

Sempre terá aquele aluno que não vai gostar de você, porém, isto não é um detalhe importante, desde que tenha respeito por você e esteja aprendendo o conteúdo da matéria que você está ensinando.

Procure mostrar o mesmo respeito para com todos, sem exceção, você se dará muito bem, mas… não espere ganhar nenhum concurso de popularidade com isto!


3 – OUÇA SEU(SUA) COORDENADOR(A)


O maior trunfo de ser um Professor Estagiário, é que você
tem um(a) Coordenador(a) para te instruir, cuidar de você e ajudá-lo a aprender e melhorar seu Ofício.

Não se esqueça que Ele(a) já passou pela mesma experiência que você está vivenciando agora.

Então, peça conselho, leve em consideração dos os comentários por menor que seja, procure anotar tudo, com certeza quando você estiver diante de alguma situação difícil perante um aluno, vai poder colocar em prática o que Ele(a) te ensinou.


Talvez no momento, você poderá até achar algum ensinamento passado por Ele(a) um item corriqueiro, porém, tenha certeza que, os trainees que agem com base no feedback de uma equipe experiente, crescem muito na sua profissão.

O ano para eles passa muito mais rápido e fácil, do que aqueles que não o fazem.


Conte com Ele(a) sempre. Estará lá para te dar todo suporte necessário, falar sobre quaisquer preocupações ou dúvidas que você tenha.


4 – NÃO ESPERE QUE SEU(SUA) COORDENADOR(A) SEJA SEU(SUA) AMIGO(A)

Seu(sua) Coordenador(a) não é seu Amigo.


Esta afirmação a princípio pode parecer cruel. Eles não estão ali para isso, se assim fosse, poderia deixar passar itens importantíssimo de lado que você tenha feito errado, somente para não te magoar.

Mas não, Ele(a) está ali como o Profissional que quer o seu bem, quer ver você brilhar no futuro com a Profissão que escolheu.

Então veja-o(a) como Autoridade. Ele(a) terá todo direito se ver algo errado, chamá-lo para uma conversa franca e honesta, para instruí-lo sobre o melhor.

Com certeza, você irá sempre lembrar desse momento e colocará em prática na sua profissão.

5 – FAÇA ALGUMA LEITURA


Lembre-se sempre que uma das melhores coisas que um Professor pode fazer é ler… e ler amplamente.


O melhor que tem a fazer é se programar e se atualizar no assunto que irá falar na próxima aula.

Uma dica, é fazer mini arquivos dos principais tópicos para poder revisar, funciona muito se fizer isto.

Outro item que você vai precisar é sempre se manter atualizado, sobre as inovações que estão surgindo na área em que você está atuando, para poder passar para quem está ensinando.

Desta forma, você se sentirá muito mais confortável, sabendo que tem clareza absoluta sobre o material e ainda, vale lembrar que sua responsabilidade será ainda maior, porque estará passando informações para adolescentes, que muitos não terão a menor ideia sobre o assunto.


Vale muito também, você navegar em blogs ou livros de ensino, para manter suas ideias atualizadas.

Afinal, você tem que se impor como uma Autoridade no assunto e não, ser aquele

Professor que faz as mesmas atividades enfadonhas semana após semana.


6 – OBSERVE E APRENDA

Converse com seu(sua) Coordenador(a) e peça para ajudá-lo a identificar bons Professores para que você possa assistir as aulas deles.

Agarre esta oportunidade, pois com certeza, você irá aprender e muito ao vê-los ensinando, passando a matéria para os alunos.

Aprenda com eles, mas não tenha medo de ter ideias para sua própria prática de ensino.


7 – SAIBA QUANDO PARAR


NUNCA baixe seu e-mail comercial para o seu celular.


Você precisa descansar sua mente, então, reserve um tempo para deixar o trabalho de lado e fazer algo divertido, que você goste, que distraia a sua mente.

Reserve um dia inteiro do final de semana fazendo outras atividades que não seja trabalhar. Lembre-se que não poderá estar esgotado na metade do segundo semestre.

Eles precisam de você inteira, para que possa continuar passando os ensinamentos da forma correta.


8 – REFLITA!


Um item muito importante é a prática reflexiva adotada pelos Coordenadores sobre a orientação de Professores Estagiários.

Quando sabemos que tem alguém nos observando, isso nos força a pausar, rever as lições e identificar os pontos fortes e fracos que você aplicou em uma aula.

Então aproveite e aprenda com eles. Adote o hábito de após cada lição, aponte três sucessos e três itens que podem ser melhorados.

Com certeza adotando este método, você estará ciente que estará identificando, as áreas que precisa se concentrar mais e com certeza, vai tirar de letra.


9 – TRABALHE DE FORMA INTELIGENTE


Um item importantíssimo é ter uma Lista de Tarefas. Após tudo relacionado, você deverá priorizar os itens desta Lista. Analise cada um deles e ai, decida em que categoria cada um se encaixa:

  1. Importante – É urgente
  2. Não é importante – Mas é urgente
  3. Importante – Mas não é urgente
  4. Não é importante – Não é urgente
    Determinada as prioridades, trabalhe as tarefas conforme você classificou. Este sistema muda completamente o jogo das tarefas do dia a dia. Você verá que seu dia vai ser mais produtivo, sobrando ainda tempo para se dedicar a pesquisar mais sobre a sua área de atuação.

10 – PEÇA AJUDA


Lembre-se sempre, que somos Seres Humanos, passivos de erros. Não tente resistir porque você quer parecer forte. Seja humilde, peça ajuda. Pergunte ao(a) seu(sua) Coordenador(a), à outros colegas…

Se tiver dificuldades, peça ajuda. Tenha certeza que todos à sua volta, lhe darão muito apoio, mas lembre-se… Você tem que perguntar!!!

Esperamos que nossas dicas tenha sido útil para você.
Sucesso… Professores Estagiários!!!

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS DICAS INCRÍVEIS

Até o próximo!!!
Grande Abraço.
Zenilda

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email