Como conseguir o seu Primeiro Emprego após sair da Faculdade/Universidade?

Garantir o primeiro emprego após a Faculdade/Universidade, pode ser uma perspectiva assustadora para a maior parte dos recém-formados. Se você está passando por essa situação ou algo parecido, se acalme.

Nós separamos algumas Dicas e Estratégias simples, porém poderosas, para te ajudar a  conseguir um emprego e iniciar a sua carreira de forma positiva. Comece tocando nos recursos disponíveis para você como estudante ou recém-formado, em sua própria Faculdade/Universidade.

Se você foi um aluno exemplar, terá grandes chances de conseguir o seu primeiro emprego facilmente, dentro da própria Faculdade/Universidade. Muitas Instituições facilitam e até preferem, estimular os seus ex-alunos a conquistarem o seu primeiro emprego, dentro da própria Universidade. Por isso, se você foi um bom aluno, com certeza terá vantagens.

Você também poderá procurar aconselhamento de carreira, se não tiver a certeza de seus objetivos e, uma visão bem clara do seu futuro profissional. Os Consultores podem ajudá-lo a desenvolver currículo e carta de apresentação, preparar-se para entrevistas e, formular um plano de busca de emprego adequado aos seus interesses.  

As próprias Faculdades/Universidades, também realizam visitas de recrutadores individuais, feiras de carreira, oferecem eventos de recrutamento em cidades importantes e também, patrocinam programas e networking de ex-alunos.

Ativar a sua Rede

A rede online pode ser uma das maneiras mais eficazes de conseguir o primeiro emprego. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin,  revelou que 85% de todos os empregos, são obtidos por meio das redes de internet / online.

A melhor abordagem geralmente é indireta. Como por exemplo, conseguir contatos e relacionamentos profissionais, com pessoas da área ou empresa a qual se deseja entrar no mercado, conseguindo conselhos e informações importantes para que consiga referência e, chegue até o presidente/diretor com bons argumentos e convença-o de que ele precisa de você na equipe.

Entre em contato com o maior número de profissionais da área que for possível, para que você se atualize, consiga informações e comece a ser notado. Participe de eventos de networking e pergunte a ex-alunos com quem você desenvolve um relacionamento, se você pode acompanhar os mesmos para obter mais informações sobre o ambiente de trabalho.

Entre em contato com empregadores, treinadores, professores que o observaram em qualquer capacidade produtiva. Pergunte se eles possuem algum contato nos campos de interesse, com quem você poderia  entrar em contato para obter informações e conselhos. Você também pode fazer algumas redes virtualmente, através de plataformas digitais como o Linkedin.

Crie um perfil no Linkedin

O Linkedin não é apenas um ótimo lugar para construir uma rede, mas também, serve como outra maneira de mostrar o que você tem a oferecer, criar sua marca pessoal, pesquisar e se candidatar a empregos, além de se conectar com recrutadores e potenciais empregadores.

Você também, pode participar de qualquer grupo do Linkedin da sua Faculdade/Universidade e,  procurar ex-alunos em áreas de interesse. Você pode criar um perfil do Linkedin, enquanto ainda estiver na Faculdade/ Universidade  e construí-lo a partir daí.

Mesmo sem nenhuma experiência profissional, você ainda pode destacar suas habilidades, educação, atividades extracurriculares, estágios e oportunidades de voluntariado e, até pedir recomendações às pessoas.

Desenvolver um Site Profissional

Criar seu próprio Site/Blog Profissional pode ser muito útil. É uma plataforma que você possui, onde pode expressar sua personalidade com sua própria marca, mostrar suas habilidades com um portfólio de exemplos de trabalho e, demonstrar seu conhecimento através de um blog ou qualquer outro trabalho ou conteúdo criado.

Segundo algumas pesquisas, foi comprovado que mais da metade dos gerentes de contratação, ficam mais impressionados com um  site pessoal de um candidato ao emprego, do que com qualquer outra ferramenta de marca pessoal.

Um Site ou Blog Profissional traz autoridade e confiança, por isso, invista nessa excelente ferramenta e use-a a seu favor!

É muito simples.. Você pode comprar um nome de domínio em algum site de hospedagem e, usar uma ferramenta como a WordPress por exemplo, para desenvolver seu site ou até mesmo, contratar algum profissional para criar um para você.

Mantenha contato com Associações ou Conselhos

Muitas Associações Profissionais, realizam conferências nas quais você poderá participar e, acostumar-se com  profissionais mais experientes, que geralmente desejam ajudar os recém-formados no seu campo.

Ofereça-se para ajudar a administrar a tabela de registro e você conhecerá muitas pessoas potencialmente úteis. Você poderá até encontrar um mentor.

Organizar alguns dias de trabalho como ajudante/acompanhamento

Após ter uma reunião positiva em rede com algum contato profissional relevante, tente marcar um dia de trabalho como acompanhamento.

Isso ajudará você a ter uma visão privilegiada, de como seria trabalhar nessa área  e também, terá uma idéia se você gostaria de trabalhar nessa empresa específica. Você provavelmente também, conhecerá muitas pessoas e terá a chance de fazer algumas impressões e conexões positivas.

Tenha algo relevante a dizer sobre você

Faça um balanço dos seus interesses e habilidades mais fortes e, esteja preparado para dizer às pessoas com quem você conhece, algumas coisas interessantes sobre si, para que possam te conhecer um pouco mais e te notarem.

Encontre empresas para as quais você gostaria de trabalhar

Identifique os empregadores de interesse. Visite a seção de empregos do seu site e, procure oportunidades de estudantes universitários ou pós-graduados.

Faça uma Carta de Apresentação bem elaborada

À medida que seus objetivos de carreira começam a se cristalizar, desenvolva versões do seu currículo, direcionadas à trabalhos específicos.

Apresente as habilidades, experiências, cursos e projetos relacionados, principalmente aos seus objetivos relacionados àquele trabalho em específico. Evite cartas de apresentação genéricas.

Reserve um tempo para escrever uma carta de apresentação específica, para mostrar como cada trabalho corresponde aos seus interesses e habilidades.

Organize sua busca de emprego

Trate sua pesquisa de emprego como um trabalho real e se organize. Mantenha um banco de dados de todos os seus aplicativos e contatos. Programe 10 horas por semana para procurar emprego enquanto estiver na Faculdade / Universidade. Aumente o tempo gasto para 20 horas por semana durante os intervalos e após a conclusão do curso.

Alinhe um Estágio Curricular

Os patrocinadores de Estágio, geralmente contratam da sua lista anterior de estagiários. É fato que, após concluírem os Estágios, aproximadamente 60% dos graduados recebem ofertas de emprego e, a grande maioria acaba entrando para o mercado de trabalho, na própria empresa a qual efetuou o Estágio.

Considerando isso, é aconselhável tentar obter pelo menos um Estágio, durante o período em que estiver na Faculdade/Universidade ou, logo após a conclusão do curso. Mesmo que seu Estágio não leve a uma oferta de emprego, ele lhe dará a oportunidade de adquirir habilidades e contatos valiosos. Se o fluxo de caixa for um problema, tente se inscrever a Estágios remunerados, que também são excelentes oportunidades de crescimento.

Mantenha o equilíbrio em sua vida

Por fim, tente manter algum equilíbrio em sua vida, enquanto estiver no modo de procura de emprego. Faça exercícios, siga uma dieta saudável, durma o suficiente e continue a perseguir seus interesses externos, a fim de manter seu nível de energia alto e, manter um estado mental positivo.

Encontrar o Primeiro Emprego perfeito pode levar algum tempo, mas fazer uma boa combinação valerá a sua preparação e paciência. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você.

Nos veremos em breve,

Abs.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email